O ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil é um hospital público ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Iniciou suas atividades em dezembro de 2002, com o objetivo de oferecer um espaço mais adequado, bem como novos equipamentos, para o tratamento das crianças e adolescentes até então atendidos no Instituto da Criança, por intermédio do Serviço de Onco-Hematologia.
A construção do ITACI é resultado de uma grande mobilização, iniciada em 1999, e de uma parceria entre a Fundação Criança, a Ação Solidária Contra o Câncer Infantil (ASCCI) e o próprio Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Hoje, faz parte de um dos mais importantes complexos na área de saúde do país, que inclui também um centro de pesquisas, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e assistência médica em mais de 20 especialidades pediátricas diferentes.
O atendimento no ITACI é gratuito, sendo que a maioria dos pacientes chega encaminhada pelo Instituto da Criança do HC ou pelas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Há ainda casos de crianças e jovens cujos pais procuram diretamente o instituto. Do total de pacientes atendidos pelo ITACI, 30% em geral vêm de outros estados e até países. Outros 30% aproximadamente são procedentes de outras instituições públicas que não têm condições de realizar o tratamento de casos mais avançados da doença.
Quando iniciou suas atividades, o ITACI contava com 12 consultórios médicos e duas salas para procedimentos no ambulatório, além de 12 leitos de hospital/dia para quimioterapia. No ano seguinte, inaugurou o atendimento na área de internação de pacientes de oncologia, destinada aos casos mais graves.
Em 2017, dezesseis anos após sua inauguração, o ITACI chegou a realizar um total de 17.016 consultas médicas, 17.913 consultas multiprofissionais e 4.990 quimioterapias. A taxa de ocupação da oncologia foi de 90,4%, com média de permanência de 8 dias. Na área de transplantes, foram 710 consultas médicas e um total de 40 transplantes de medula óssea realizados no decorrer do ano.
Hoje o ITACI é uma referência no atendimento especializado à criança e ao adolescente com câncer e outras doenças hematológicas ou raras. E tem um diferencial importante em relação a outras instituições nessa área: o atendimento a crianças e jovens fora de possibilidade terapêutica, que não puderam ser tratadas em outros hospitais por estarem em estado avançado da doença.
Propiciar tratamento adequado para o maior número possível de crianças vítimas de câncer e doenças hematológicas sem nenhum custo para o paciente.
Ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, o ITACI possui área física e localização privilegiada. Conta com equipamentos de alta tecnologia, compatíveis com as necessidades desse grupo tão especial de pacientes que se propõe a atender. No setor de atendimento ambulatorial, são 12 consultórios médicos, 4 salas para atendimento multiprofissional, 2 salas para pequenos procedimentos e um consultório dentário, além de 12 leitos de hospital/dia para quimioterapia.
Na área de internação, o ITACI dispõe de 19 apartamentos individuais, dos quais dois são compatíveis com as exigências para a realização de transplantes de medula óssea. Possui ainda sala de procedimentos e uma ampla área reservada à recreação, dotada de brinquedoteca.
O ITACI centra suas atividades, metas, estratégias e resultados na qualidade de vida de seus pacientes, considerando sempre o lado saudável da criança e do adolescente.
Trabalhar o potencial lúdico de cada um, por meio de brincadeiras, artes plásticas, música e jogos, faz parte do atendimento humanizado e oferece ao paciente a simples oportunidade de ser criança. A área de lazer é um espaço planejado com carinho para abrigar atividades para o entretenimento dos pacientes internados. Toda a decoração e sinalização do ITACI foi planejada para oferecer conforto aos pacientes e seus acompanhantes.
Dr. Vicente Odone Filho(Coordenador Clínico - Professor Titular de Oncologia Infantil - FMUSP)
Mariana Nutti de Almeida Cordon(Diretora Executiva do Instituto da Criança )
Dra Juliana Folloni Fernandes(Coordenadora Médica -Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas)
Dra. Lílian Maria Cristofani(Coordenadora Médica - Ambulatório e Hospital Dia - Oncologia)
Dra Ana Lúcia Cornachioni(Coordenadora Médica - Internação)
Dra. Marlene Pereira Garanito(Coordenadora Médica - Ambulatório e Hospital Dia - Hematologia)
Dr.Marcelo Fava de Moraes
(Odontologia)
Kátia Regina de Oliveira
(Coordenadora Administrativa)
Vanessa da Cunha Oliveira
( Nutrição)
Vera Ferrari
(Psicologia)
Adorinda Gabriel Lamana
(Gestão de Pessoas)
Ana Beatriz Dontel de Sousa
Recepção
Cleide Regina Rodrigues Carlos
(Serviço de Apoio - Infraestrutura)
Débora Cristina de Azevedo Rodrigues
(Enfermagem Internação),
Edna de Jesus Batista
(Ambulatório e Hospital Dia)
Eliana Rodrigues Carlessi
(Saúde Suplementar, Laboratório e SADT)
Olga Kinuko Matsumoto Sunakozawa
(Enfermagem - Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas)
Aide Mitie Kudo
(Terapia Ocupacional)
Glazia Landy
(Fisioterapia)
Sibele Yumi Miyazaki Yamamoto
(Farmácia)
Valeria Duarte
(Ouvidoria)